Viagem astral, Esoterismo, Ocultismo e assuntos afins.

KUJI-KIRI

18/01/2010 16:21

Os Kuji Kiri são símbolos realizados com as mãos de teor e expressões energéticas, particular de cada escola de Ninjutsu, mas exclusivo no seu universo e representação. Sua pratica seria uma herança do seu surgimento deixada pelos antigos seguidores do Budismo Shingon de Kobo Daishi. Ao total são nove, porém as suas traduções e aplicações podem sofrer modificações de acordo com a descendência ou linhagem pertinente ao Ninpo.

A prática constante do Kuji Kiri sob forma de meditação eleva o espírito e a mente do praticante para um campo superior de compreensão, além de proporcionar: autocontrole, discernimento, equilíbrio físico e emocional, segurança, coordenação e eliminação do medo. - Inclusive o da própria morte. O Ninja em estado meditativo aprende a se conhecer interiormente. Compreende suas fraquezas e limitações, as superando gradativamente dentro de si. Elimina o estresse e a fadiga, provocados pelo dia á dia. Renova o espírito e esvazia a mente a deixando-a mais lúcida e saudável.

Em algumas ocasiões, a prática do kuji kiri é feita em conjunto com a queima de incenso e recitações sob forma de Mantra (Hindu). Dessa forma é possível a ativação do “KI” de acordo com o grau de concentração e desprendimento, físico e espiritual do aluno
 

Os nove cortes.

Rin: Força da mente e do corpo.

Concentrar-se unicamente no seu propósito, livrar a mente e o espírito de toda carga negativa, afastando o medo, a fadiga e a dor. Respire com calma, relaxe e deixe fluir toda a energia do seu corpo. Imagine que está coberto por uma áurea, feche os olhos, sinta sua respiração e ouça os seus batimentos cardíacos.


Kyu / Pyo: Direcionamento de energia (Ki).

Direcionar toda força e energia necessária para um único objetivo. Em combate, investir em ataques maciços e ferozes contra o inimigo, a fim de liquidar e esmagar suas forças, sem oferecer possibilidade de reação.


Toh: Harmonia com o universo.

Buscar harmonia, paz e tranqüilidade; mesmo em situações problemáticas ou de forte pressão. Procurar se adequar ao ambiente e desfrutar de tudo ao seu redor, tirando proveito da natureza e áreas de ocupação inimiga.


Sha: Saúde do “EU” e dos outros.

Liberar energias positivas contra manifestações adversas seja corporal ou espiritual. Através do “Sha” é possível controlar a dor, o medo, descontrole emocional e suavizar ferimentos.


Kai: Premonição do perigo.

Manter o seu estado de espírito em perfeita harmonia com a natureza, elevar seu sentidos e intuições, colocando-se aberto a alterações de energia externa. Dessa forma, se o praticante estiver concentrado é possível pressentir a aproximação inimiga, podendo se antecipar ou investir na batalha. Todos os seres possuem energia interna. Em algumas pessoas, essa energia denominada “KI” é mais aflorada ou evoluída, em outras, é pouco aprimorada ou não foi devidamente trabalhada.

 

Jin: Conhecer o pensamento dos outros.

Esvaziar a mente de todo desejo e pensamento negativo. Procurar em meditação a aproximação inimiga, imaginar suas reações, colocando-se no seu lugar! Enxergar seus olhos e concentrar-se em sua mente, sentindo o seu grau de espiritualidade. Observar seus movimentos e estudar com cautela atitudes anteriores. Avaliar sua técnica, comportamento e estilo de vida, tirando proveito de suas fraquezas e ações.


Retsu: Domínio sobre tempo e espaço.

Este kuji kiri, geralmente é utilizado quando o Ninja se prepara para executar algum tipo de missão, onde o mesmo necessita de maior adaptação, cautela e agilidade em seus movimentos, podendo ser utilizado em locais desconhecidos, como: Áreas de tráfego de sentinela, Labirintos, Ambientes escuros e Mata fechada.


Zai: Controle sobre os cinco elementos da natureza.

Utilizar-se de sabedoria e experiência, usufruindo de recursos naturais contra o inimigo, deixando-o vulnerável e abalado emocionalmente. Utilizar a união dos cinco elementos naturais em benefício próprio, buscando aproximação, equilíbrio e entendimento com a natureza (Terra, Fogo, Água, Ar e Madeira).


Zen: Iluminação (Satori).

Buscar harmonia, contemplando tudo o que á sua volta! Enxergar a beleza e a simplicidade das coisas;. Valorizar o espírito e entender a impermanência da vida; Conhecer á si próprio - Seus fundamentos e princípios. Descobrir que viver intensivamente e amar o perfeito e o imperfeito, aceitando suas diferenças e limitações. Compreender que não existe orgulho na vitória e nem fraqueza na derrota! Pois o que se vive, é apenas um caminho - Traduzido em múltiplos aprendizados.

 

Pesquisar no site

TETRAGRAMA