Viagem astral, Esoterismo, Ocultismo e assuntos afins.

Avanço tecnológico pode....

08/02/2010 17:59

 

Alguns dos mais renomados astrônomos do planeta reuniram-se em Londres na última segunda-feira (25), para uma conferência de dois dias visando debater "A Detecção de Vida Extraterrestre e as Consequências para a Ciência e a Sociedade". O evento faz parte da agenda de comemorações do 350º aniversário Sociedade Real de Londres, que congrega vários expoentes da ciência.

Durante uma palestra no segundo dia do evento (hoje, 26), astrônomo Frank Drake, o pai da pesquisa SETI (sigla em inglês para Busca por Vida Extraterrestre Inteligente), afirmou que o avanço da tecnologia pode estar retardando e até inviabilizando o contato entre humanos e extraterrestres. Segundo ele, é provável que quanto mais desenvolvida seja uma civilização, menor seja o rastro de emissões eletromagnéticas que deixa escapar de seu planeta, tornando mais difícil sua detecção a partir dos radiotelescópios terrestres.

A exposição de Drake -- que ficou famoso pela criação de uma equação para estimar a probabilidade de existência de vida em outros planetas -- se baseou no próprio desenvolvimento humano. Ele afirma que a era digital está reduzindo os sinais de radiação que a Terra emite, tornando nosso planeta cada vez mais invisível aos eventuais aliens que possam estar nos procurando. O cientista ressalta que sinais de rádio, TV e radar que antes percorriam milhões de quilômetros no espaço têm sido substituídos por transmissões digitais muito mais fracas e bem menos detectáveis.

Drake argumentou que, no passado recente, nosso planeta costumava ser rodeado por um campo quase de 50 anos luz de radiação. No entanto, atualmente, os satélites modernos orientam quase toda sua transmissão para a Terra e muito pouco se perde no universo. No século passado, só as transmissões de televisão geravam aproximadamente 1 milhão de watts que escoavam para fora do planeta. Agora, no entanto, o que escapa não deve passar de 2 watts, pelos cálculos do cientista. "Se isso continuar no futuro, nosso mundo ficará indetectável muito em breve", destacou.

Especulando que os alienígenas poderiam ser ainda mais avançados que nós, já teriam superado há muito tempo o que denominou de "era da radiação". O cientista ponderou que esta seja, talvez, a razão para o insucesso da iniciativa SETI (que ele fundou) na detecção de atividade alienígena usando radiotelescópios.

www.vigilia.com.br

Pesquisar no site

TETRAGRAMA